O que é a Osteopatia?
O que é a Osteopatia - Clínica de Osteopatia

Data do século XIX a origem da Osteopatia. Surge a partir das investigações do médico norte-americano Andrew TaylorStill (1828-1917) que, em 1874, estabelece como elemento chave na saúde a relação entre a alteração estrutural (músculo-esquelética) e o resto do corpo. Ele defendia que o bom equilíbrio das estruturas era crucial para evitar o aparecimento de disfunções e de doenças.

A Osteopatia deriva das palavras gregas
osteon (osso) e pathos (doença)

Como atua a Osteopatia?

A osteopatia é um tratamento manual baseado no conhecimento profundo da anatomia, fisiologia e biomecânica do corpo. Tem como função restaurar o equilíbrio da mobilidade sem dor, uma vez que o movimento é a base de todo o funcionamento do nosso corpo. As únicas e  imprescindíveis ferramentas do osteopata são as mãos e a sua concentração. Utiliza técnicas funcionais, rítmicas, miotensivas e de relaxamento (massagem dos tecidos para libertar contracturas, espasmos e tensões nas faseias).

O osteopata procura a Homeostase – faculdade que o organismo possui para reequilibrar a suas tensões constantes (tensão arterial, regulação térmica, secreções hormonais e defesa imunitária).

Para que casos a Osteopatia é recomendada?

  • É recomendada, entre muitos outros, nos seguintes casos:
  • Lombalgias / Dor Ciática
  • Cervicalgias / Torcicolos
  • Dores nas costas
  • Hérnias Discais
  • Dorsalgias
  • Neuralgia Cervicobraquial
  • Stress, Irritabilidade, Dores de Cabeça
  • Lesões Desportivas

 

Porque tem resultados a Osteopatia?

A sua eficácia está no uso de um método único, baseado no aconselhamento postural, correto diagnóstico e tratamento adequado à disfunção em causa, e não apenas um tratamento para a dor.

Que organismos reconhecem a Osteopatia?

A Osteopatia é reconhecida e recomendada pela OMS – Organização Mndial de Saúde. Em Portugal, a atividade é regulamentada pela lei 45/2013 e já existem licenciaturas reconhecidas pelas autoridades de saúde. Desde janeiro 2017, que a Osteopatia é isenta de IVA, fazendo parte da lista de despesas a serem apresentadas como despesa de saúde no IRS.

Como reconhecer um Osteopata credenciado?

A ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde, emite cédulas profissionais para distinguir profissionais formados por instituições credenciadas e por si reconhecidas, pelo que deverá sempre solicitar o número da cédula profissional ao procurar os serviços de um osteopata.

 


 

Gostaria de agendar uma avaliação com o nosso osteopata?

Faça a sua marcação aqui