Uma Feliz Páscoa a todos vós e para todos os vossos!

Olá e Bem hajam!

Queria vos desejar uma excelente Páscoa a todos vós e aos vossos!

Faz daqui a poucos dias (dia 15), 1 mês que fechei a clínica, como muitos de vós já sabem. Foi uma atitude necessária, para a nossa e vossa segurança tendo em conta a pandemia em curso por todo o mundo, de covid19.

Em 15 anos de actividade, completados a 14 de Fevereiro, nunca tínhamos estado tanto tempo fechados, acho que o período neste tempo todo desde que abrimos em 2005 que estivemos fechados mais tempo, foi quando me casei com a verónica, e entre preparação do casamento, e núpcias meteu-se natal e tive 20 dias fechado. Isto em Dezembro de 2010. Tirando isso, uma semana aqui ou ali de férias, e de resto sempre presentes. Nunca tive também tanto tempo sem fazer aquilo que mais amo: ajudar pessoas. Mas foi no fundo também para “ajudar pessoas” que tive de fechar, evitando escalas de contágio complexas numa fase em que podíamos estar na iminência de um pico de curva – parece que com a ajuda de todos nós- não se verificou, mas que a acontecer esgotava/saturava facilmente o SNS e com isso muitos casos complicados por falta de resposta iriam acontecer. Todos juntos temos sido fantásticos!

A Gorete mantem-se ao trabalho a partir de casa, podem ligar a qualquer momento ou contactar-nos por email. Qualquer questão, estamos cá!

A meu ver, como dizia um amigo há dias, haverá duas escolhas:

1) Tirar diversas aprendizagens e sair reforçado da experiência;

2) Aferrar-se ao que aconteceu e auto-destruir-se a pouco e pouco.

Eu escolhi a primeira. Sem dúvidas.

Com serenidade tenho tentado olhar para as possíveis aprendizagens que toda esta situação também nos podem trazer. Internamente, comigo próprio, (e acho que todos nós, cá dentro de nós próprios o podemos fazer!) tenho processado toda esta situação para evoluir. Deparamo-nos com muito tipo de pessoas… as estagnadas á espera q tudo isto passe.. as culpabilizadoras ( que culpam tudo e todos, os chineses, os empresários, o governo. o vírus. etc.) , e por fim também as evolucionistas – onde fiz questão de me posicionar desde bem cedo- que são aqueles que dentro da triste e brutal situação tentam inovar, cuidar de coisas para as quais nunca tínhamos tempo , reinventarmos os nossos negócios ( e para isso tenho novidade e evoluções quando regressarmos!), e sobretudo evoluirmos como seres humanos- potenciando a solidariedade, a generosidade, o amor próprio e pelos outros. No fundo, é isto a verdadeira essência da nossa existência enquanto seres humanos!

Para além disso, está provado cientificamente que o medo, a preocupação, a ansiedade, o pânico e o stresse, aumentam a produção de cortisol, que estando mais alto baixa em muitos as nossas defesas internas (sistema imunológico) e logo ficamos mais vulneráveis a agentes externos – tais como vírus e outras patologias.

Este é o EVENTO das nossas gerações. Todas as gerações acabam por ter um qualquer evento que marca o seu tempo. A geração anterior á minha teve o 25 de Abril, a anterior a essa, teve as guerras. O meu bisavô participou, fez nestes dias 102 anos na batalha de La Lys, em França, na 1ª Grande guerra mundial. E este, é o EVENTO da nossa. Custa a todos. Todos o estamos e iremos “pagar” de alguma forma. Mas sinto, que como qualquer grande batalha, só sendo grandes guerreiros é que a superaremos com sucesso.

Voltaremos, com muita vontade de ajudar quem de nós precisar, assim que for possível.

Comunicaremos quando estivermos no activo. Tomaremos as medidas de segurança necessárias, para que tudo seja, nessa altura, o mais seguro possível.

Se puderem, ou os que puderem, fiquem em casa por agora.

Para que todos possamos mesmo ficar bem.

Um grande abraço. Uma excelente Páscoa!

Dr. Daniel Gonçalves, e seu staff.

Até breve!